Jota de Paula é o novo campeão brasileiro de Latte Art
Barista do Jardim do Café uniu brasilidade e família na apresentação e teve o melhor desempenho na arte de desenhar com leite vaporizado em café espresso
![](http://marianaproenca.com/wp-content/uploads/2024/03/latte-art-bsb-d3-2024-262-1024x683.jpg)
Unir brasilidade e família. Foi assim que Jota de Paula, do Jardim do Café, de São José dos Campos (SP), sagrou-se o mais novo vencedor do Campeonato Brasileiro de Latte Art, realizado, pela primeira em Brasília (DF), no Mercado do Café, de 22 a 24 de março, como ação do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Ele representará o país no mundial da categoria, que ocorrerá em junho, em Copenhague, na Dinamarca.
![](http://marianaproenca.com/wp-content/uploads/2024/03/unnamed-17-1024x683.jpg)
“Minha ideia foi trazer algo de referência do Brasil, por isso adicionei os animais das notas de nossa moeda, do nosso real. Comecei a desenvolver os desenhos e a história. Trouxe minha família ao roteiro, porque minha família é minha base. O resultado foi muito bacana, pois, além da preparação, também tem o dia a dia, tem trabalho, família. Na última semana, principalmente, foi treinamento intensivo pela manhã e pela noite, antes e depois dos compromissos”, revela Jota, que, nesse período, fez um “intensivão diário” pensando na competição (confira aqui a apresentação).
![](http://marianaproenca.com/wp-content/uploads/2024/03/latte-art-bsb-d3-2024-40-1024x683.jpg)
Ele completa que ter a BSCA e a ApexBrasil na organização dos Campeonatos Brasileiros de Barismo é fundamental para os profissionais baristas, servindo de apoio e incentivo para uma capacitação constante.
“Toda essa estrutura organizacional é um grande apoio a nós, pois são essas entidades que proporcionam isso tudo. Sem BSCA e ApexBrasil, a gente, os baristas brasileiros, não teríamos esse reconhecimento e não poderíamos ir mundo afora mostrar o nosso trabalho e sermos embaixadores dos cafés do Brasil em cada categoria, lembrando que a gente é o maior produtor e o maior exportador de café do mundo, com muita responsabilidade socioambiental na produção”, atesta.
![](http://marianaproenca.com/wp-content/uploads/2024/03/latte-art-bsb-d3-2024-43-1024x683.jpg)
O hedge judge do campeonato, Sebastian De Rodt, da World Coffee Events (WCE), relata que o Brasil vem, ano a ano, aumentando o patamar nas competições de barismo. “A competição foi marcante, acirrada, sendo muito difícil definir os finalistas e, claro, o campeão. Vai subindo o nível e sempre é complicado, mas se percebe que o setor vem crescendo, que está próximo do máximo alcançado, pois (o país) já tem um campeão mundial de barista, um terceiro colocado em Brewers Cup, uma vice-campeã de Latte Art, um finalista de Cup Tasters… enfim, o Brasil teve finalistas em diferentes especialidades”, comenta.
Ainda de acordo com ele, o fato de o Brasil realizar praticamente todos os campeonatos de barismo existentes, por meio do projeto desenvolvido por BSCA e ApexBrasil, faz muito bem à comunidade cafeeira nacional e ao segmento dos baristas.
“Os brasileiros têm à disposição praticamente todos os campeonatos de barismo, sendo um dos poucos países que fazem isso em todo o mundo. Acredito que a comunidade e os competidores começaram a apreciar e a compartilhar entre si. E compartilhar conhecimento os faz crescer como um todo, em conjunto”, complementa De Rodt.
“De fato, o nível das apresentações, dos baristas da competição, foi sensacional. Dá-nos muito orgulho ver o quanto nossos baristas estão em constante evolução, galgando e conquistando seus espaços no cenário mundial, levando a imagem, a história e todo o aspecto sustentável e qualitativo dos cafés do Brasil aos quatro cantos do mundo. Definitivamente, estamos no caminho correto”, celebra Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA.
Completando o disputado pódio do Campeonato Brasileiro de Latte Art, que define os melhores baristas do país na arte de desenhar com leite vaporizado no café espresso, vêm o vice-campeão Tiago Rocha, de Curitiba (PR), e o terceiro colocado Eduardo Olímpio, de São Paulo (SP), campeão em 2023.
![](http://marianaproenca.com/wp-content/uploads/2024/03/latte-art-bsb-d3-2024-288-1024x683.jpg)
Ainda tivemos, na quarta posição, Gabriel Duarte Zanotelli, de Porto Alegre (RS); Ramon Dallabona, de Curitiba (PR), no quinto lugar; e Elves Albino, de João Pessoa (PA), como sexto melhor barista de Latte Art do Brasil neste ano, que formaram a lista dos finalistas da competição.
O campeonato teve como empresa anfitriã a Puro Manifesto, sendo realizado no Mercado do Café. O leite oficial, pela primeira vez na história, foi vegetal, à base de aveia, sendo fornecido pela patrocinadora Nude. Já o equipamento oficial foi da Grancoffee. O patrocínio prata veio da DaVinci e os apoios vieram da Ernesto Cafés Especiais (café da competição), Achega Café (técnico) e Revista Espresso (mídia).
CAMPEONATOS BRASILEIROS DE BARISMO
Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events, entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Art, Brewers Cup, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O Campeonato Brasileiro de Latte Art é mais uma ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, que tem como foco a promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.
Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.
As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.
SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Fotografias: Robson Anselmo/BSCA