Do café nascem muitas tendências, análises de comportamentos da sociedade, mudanças de hábitos e milhares de negócios. O relacionamento é fator primordial nesse mercado. Aqui é o espaço para falarmos de tudo isso, no Brasil e no mundo. Bem-vindo ao meu blog.

Inédito! Brasil é campeão mundial de barista com o paulistano Boram Um!

Mariana Proença, direto de Atenas

  • E também em Atenas, Grécia: barista brasileiro Garam Um conquista o inédito terceiro lugar no Mundial de Brewers Cup
  • E mais: Provador australiano vence o Mundial de Cup Tasters e brasileiro José Naves fica com a 27ª posição
  • Francês Pierre de Chanterac é campeão do Mundial de Ibrik – Preparo Turco
Após 21 anos da primeira apresentação brasileira no Campeonato Mundial de Barista, em 2002, em Oslo, o Brasil leva a tão esperada taça de melhor barista do mundo durante competição na Grécia. A colocação mais alta do país nessa competição havia sido em 2007 com a barista Silvia Magalhães, que alcançou o sexto lugar no Japão.

_____

boram woc 23

Boram Um prepara sua estação para iniciar a final do World Coffee Champioship 2023. Foto: Mariana Proença

A apresentação de Boram Um foi impecável. Há 3 anos o brasileiro disputa o mundial, depois de vencer a categoria nacional por três vezes, o que dá a chancela para ir ao campeonato internacional representando o nosso país. O planejamento de 4 anos, segundo ele, foi levado muito a sério por toda a equipe de treinadores e a família, que se dedica ao café integralmente desde 2016. O irmão, Garam Um, inclusive, foi o representante brasileiro no Campeonato Mundial de Brewers Cup e fez outro feito inédito, trouxe o terceiro lugar para o Brasil no preparo de café. A melhor colocação do País nessa categoria havia sido o quinto lugar com Carolina Franco de Souza, do Lucca Cafés Especiais, de Curitiba (PR), em 2013.

Boram Um, brasileiro, nascido no Bom Retiro, em São Paulo, é de família sul-coreana e tem cafeteria, torrefação e escola em São Paulo. A Um Coffee Co. possui unidades no próprio bairro do Bom Retiro, Centro, Pinheiros e Jardins.

No Campeonato Mundial de Barista o profissional tem 15 minutos para preparar 12 bebidas para os juízes. São obrigatórios os preparos de quatro espressos, quatro bebidas de leite e quatro drinques de assinatura com espressos na receita e não-alcóolicos. Além disso a apresentação precisa ter uma temática e trazer conexão com os juízes com falas explicativas sobre o café, a região, os detalhes sobre os preparos, as receitas e, principalmente, quais sabores e aromas os juízes irão sentir ao provar as bebidas.

Boram utilizou das esferas frias para a extração do espresso. A temperatura muda a percepção sensorial da bebida e de textura. Foto: Mariana Proença

Boram Um se apresentou em Atenas, Grécia, por três vezes entre os dias 21 e 24 de junho durante a World of Coffee – maior evento da Europa de cafés especiais e o mais relevante também para as marcas do setor. Os baristas recebem pontuações pela apresentação e a soma das notas dos quatro juízes sensoriais, um juiz técnico e um juiz principal dá ao barista a classificação e a colocação ao longo dos dias de disputa. Na final, apenas juízes sensoriais e o juiz principal. Boram foi conquistando cada etapa, passando da classificatória para a semifinal e, depois, para a grande final junto com países como Itália, Hong Kong, Estados Unidos, Austrália, Reino Unido.

A rotina do brasileiro foi igual a um preparo de um esporte de alta performance. Além dos anos de preparação e planejamento, a apresentação dele foi repetida em treinos por mais de 300 vezes. Marcia Yoko, treinadora de Boram, contou que nos últimos dois meses a rotina intensificou com esporte logo pela manhã e depois intensas seis horas de muitas repetições. “Foi muito exaustivo, mas muito gratificante ver o resultado que alcançamos, um sonho que todos acreditaram ser possível”, conta Marcia.

15 MINUTOS DE MUITA DEDICAÇÃO

A apresentação de Boram Um abordou a temática da importância do trabalho em equipe, que leva a conquistar os sonhos e ao resultado igualmente incrível. O barista iniciou preparando espressos e reservou as extrações para o drinque de assinatura, que foi um drinque gelado.

Para os espressos, Boram optou pelo origem do Volcán, Panamá, do produtor Kai Janson, do Geisha Panamá, produzido a 1700 metros, na fazenda Los Alpes e, para a bebida de leite, o barista utilizou um blend de dois cafés, o mesmo geisha do Panamá e a variedade bourbon pink da Fazenda Um, na Mantiqueira de Minas, cidade de Campanha (MG). A Fazenda é da própria família Um, que também tem propriedade na região do Caparaó. A variedade geisha (natural) já vem se destacando há muitos anos nos campeonatos mundiais e levou o barista de Taiwan, Berg Wu, ao pódio em 2016.

Boram faz a preparação da estação antes de iniciar a apresentação oficial. Foto: Mariana Proença

As notas sensoriais do café foram sendo descritas pelo barista ao longo da apresentação. O aroma subiu e invadiu toda a estação com aroma da florada da laranja, uma das notas que ele destacou que os juízes iriam sentir.

Na semifinal Boram ultrapassou 5 segundos do seu tempo de 15 minutos. Mas para a final o barista cravou o tempo em 14´58, o que arrancou o delírio da plateia após apresentação – ao nosso ver da plateia – perfeita. Boram Um chega ao pódio e ao primeiro lugar inédito para o Brasil em uma momento em que o mundo está buscando cafés de produção sustentável, com qualidade e muita rastreabilidade. O Brasil chega ao topo mais alto do mundo com o barista e também leva junto o que ele nos trouxe na apresentação: a comunidade do café.

Para finalizar a apresentação o barista fez a montagem do drinque representando as etapas da cadeia do café: produtor, torrefador, mixologista (barista) e o consumidor. Cada juiz recebeu uma caixa e, dentro dela, havia um item do ingrediente que ele acrescentou no drinque final que serviu aos juízes. Para o drinque ele usou o mesmo café da variedade bourbon pink da Fazenda Um, na Mantiqueira de Minas. Para a bebida de leite ele optou pelo leite integral e zero lactose.

Ao longo dos dias de cobertura, eu pude ir percebendo diversos sinais que foram construindo a cena de que a vitória do Brasil estava próxima. A estação que ele se apresentou todos os três momentos tinha um olho grego enorme bem em frente, depois na final a bancada de juízes era formada somente por mulheres, todas elas qualificadas ao longo dos dias como as mais calibradas, o que nos deu uma enorme emoção.

“Acho que realizamos tanta coisa, as quais pareciam ser um sonho tão distante. Fomos o único país produtor na final dos campeonatos mundiais, usando café do Brasil nas composições das bebidas e, ainda mais, um café produzido na fazenda do meu pai. Foi fantástico e fica difícil de acreditar em um momento melhor que esse”, celebra Boram Um.

O exportador Edgard Bressani (Latitude Coffees) foi escalado para estar como mestre de cerimônia no horário do anúncio dos campeões. Edgard que foi um dos responsáveis por dar início a Associação de Café e Barista no Brasil, que depois foi incorporada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

A chancela para a realização do evento no Brasil é da BSCA e, ano após ano, o nível tem crescido demais dos competidores. Durante os 22 anos da história da competição o Brasil levou representantes e, de forma histórica e inédita, chegamos ao título de campeão mundial da categoria principal: World Barista Championship.

“O impacto que isso terá no Brasil será grandioso. O mundo está de olho no país agora também para os cafés especiais. O Brasil é, este ano, o símbolo do café especial no planeta. Esse é o reconhecimento do constante trabalho de aprimoramento do setor, que é realizado pela BSCA desde sua fundação, e também de capacitação dos baristas, principalmente com a realização dos Campeonatos Brasileiros de Barismo, em parceria com a ApexBrasil. Sem as competições nacionais, que nos estimulam no longo prazo, seria impossível termos essa consistência de preparo e treinos, o que nos permite atingir melhores resultados a cada ano”, pontua Vinicius Estrela, diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

ASSISTA!

Veja o momento do anúncio!

Colocação final World Barista Championship (veja aqui a pontuação)

1º lugar – Boram Um, Brasil
2º lugar – Daniele Ricci, Itália
3º lugar- Jack Simpson, Austrália
4º lugar – Isaiah, Sheese, Estados Unidos
5º lugar – Dawn Chan, Hong Kong
6º lugar – Patrick Rolf, Dinamarca

Apresentação Oficial de Boram Um, no YouTube

Na classificação para a final a equipe de técnicos, produtor e a jornalista Mariana Proença vibrou com a conquista. Foto: Lansy Siessie

O irmão, Garam Um, também fez bonito em Atenas, na Grécia, levando a medalha de bronze no World Brewers Cup 2023, campeonato de preparo de café filtrado. Garam alcançou a posição de terceiro colocado com uma apresentação super técnica, feita com o método Hario V60, utilizando de malha plástica com tela para coar os cafés no primeiro contato com a água e depois no meio da extração colocando o filtro de papel.

Garam finaliza sua apresentação do compulsório. Foto: Mariana Proença

Os grãos eram do Panamá e da Colômbia, variedades geisha e laurina, respectivamente. Esse ano a competição teve uma fase intermediária apenas para os 12 competidores semifinalistaS, que era o preparo do mesmo café com a melhor extração de sabores, o chamado compulsório. Garam fez a apresentação e passou para a final, alcançando o feito também inédito.

Garam Um conquistou o terceiro lugar no Campeonato Mundial de Brewers Cup 2023. Foto: Mariana Proença

Colocação final World Barista Championship (veja aqui a pontuação)

2023-WBrC-Final-Rankings-Combined.pdf (worldbrewerscup.org)

Danilo Lodi (treinador), Garam Um e Elika Liftee (co-treinador)

1º lugar Carlos Medina, Chile
2º lugar Savina Giachgia, Grécia
3º lugar Garam Victor Um, Brasil
4º lugar Luca Croce, Reino Unido
5º lugar George Peng, China
6º lugar Giacomo Vannelli, Itália

Além das duas competições, o brasileiro José Augusto Naves também representou o Brasil no World Cup Tasters, que é o campeonato de prova de café profissional. A competição de nível altíssimo também teve como vencedor o australiano, Young Baek, com 7 acertos em 4’08 minutos. O provador brasileiro Naves conquistou a 27ª posição com 6 acertos de 8 cafés em 6’59 minutos. O objetivo é acertar o máximo possível em menor tempo, que é de até 8 minutos. As eliminatórias vão tornando-se cada vez mais disputadas e, na final, são quatro provadores que realizam a última bateria. Naves revelou que irá treinar novamente para vencer a etapa nacional e aplicar a experiência que viveu em Atenas para o próximo mundial.

O competidor brasileiro José Naves participou do Campeonato de Cup Tasters. Foto: Mariana Proença

Colocação final World Cup Tasters (veja aqui a pontuação)

2023-WCTC-Full-Rankings.pdf (worldcuptasters.org)

1º lugar  Young Baek da Australia com 7 acertos com tempo 04:08

2 º lugar   Mandie Soengkono da Indonésia com 7 acertos com tempo 05:10

3 º lugar  Andrii Vasyliev da Ucrânia com 4 acertos com tempo 03:15

4 º lugar  Orestis Sfiris da Grécia com 4 acertos com tempo 03:18

Para finalizar, Vinicius Estrela relembra que “A história da BSCA é visionária e de vanguarda. Todos que por aqui passaram deixaram seu legado e, hoje, colhemos esses resultados fantásticos, que demonstram que a entidade se norteou, norteia-se e seguirá se norteando pelo caminho do aprimoramento e da capacitação dos cafés especiais nacionais. Temos que comemorar as conquistas alcançadas e, principalmente, manter a ampliação constante de nosso trabalho, sempre em busca de elevarmos os padrões dos cafés especiais do Brasil”, conclui.

Mariana Proença foi pra Atenas na Grécia realizar a cobertura independente e exclusiva do evento World of Coffee Athens e também dos World Coffee Championships. Mais informações no Instagram @marianaproencafe

Temos que acreditar nos nossos sonhos, levar na ponta do coração e na alma a vontade de realizar algo melhor para o mundo. Essa vitória é de todos os brasileiros que de alguma forma se dedicam ao setor do café. Temos que entender isso de forma profunda e abraçar esse título.

Mariana Proença
Gostou? Compartilhe com seus amigos!
× Como posso te ajudar?