10ª edição do Festival Santos Café recebeu 100 mil visitantes com muitas atrações gratuitas
Evento contou com 40 marcas expositoras, Campeonato Brasileiro de Aeropress e o Pré-Open de Cata, campeonato internacional para provadores de café

Os dias 12 e 13 de julho de 2025 foram mais do que especiais para a cidade de Santos (SP), que recebeu a 10ª edição do Festival Santos Café. O evento contou com muita arte, gastronomia, experiências sensoriais, campeonato e 40 marcas expositoras que serviram cafés para o público.

Foram três pontos de degustação de café: Praça do Valongo, Praça Rei do Café e Praça Frontaria Azulejada. O público ainda pôde explorar a história da cidade e da bebida que dá nome ao festival. O Museu Pelé ofereceu caricaturas com o grupo Caricartoon e esculturas com balões feitas pelo artista Juka Balões. As crianças também se encantaram com o espetáculo Marionetes do Guarujá.

Participam das degustações de café durante o evento, dentre outras: 2 Irmãs, Academia do Barista, Amicitia Café, Bendito Café, Café Inclusivo, Café Santa Mônica, Cafeína, Cafezaço, Dropit Torrefação, Fazenda Eldorado, Flavors, Grupo Utam, Gustavo Leonel Cafés Especiais, Markanti, Nude, Prima Qualità – Cooxupé, Rei do Café, Revo Manufactory, Superiore Tuo Caffè e To Coffee.

CAMPEONATO DE CAFÉ

O Campeonato Brasileiro de Aeropress é a celebração do método de preparo de café que foi criado por Alan Adler, um engenheiro norte-americano, famoso por ter inventado também o brinquedo “Anel Voador, Aerobie”.
A AeroPress foi lançada em 2005, depois de vários protótipos e, rapidamente, se tornou um método popular e versátil para preparar café. Ele buscava uma forma de extrair um café mais intenso e com textura de um coado, mas de forma mais eficiente e prática para levar para qualquer lugar. E, assim, desenvolveu a aeropress, que utiliza pressão de ar para extrair o café, resultando numa bebida mais encorpada e saborosa.

A disputa foi emocionante pois, a cada etapa, apenas um competidor passava à próxima fase. Após muitos chaveamentos de três competidores cada e mais de 20 rodadas de preparos de café – com um total de 45 competidores – classificaram para as semifinais: Matheus Filagrana (Blumenau-SC), Mayonn Del Sant (Curitiba-PR), Matheus Evangelista (Santos-SP), Caio Paiva Lucena (Santos-SP), Elis Bambil (São Paulo-SP) e Marcelo Silva (Brasília-DF).

Na rodada final o grande vencedor foi Caio Paiva Lucena, da Revo Manufactory, de Santos (SP). O pódio foi formado por Elis Bambil, da torrefação Massemba Cafés,, de São Paulo (SP), em segundo lugar, e, em terceiro lugar, Marcelo Silva, da Ernesto Cafés Especiais, em Brasília (DF).
O Campeonato Brasileiro de Aeropress 2025 foi uma realização da equipe da especialista em cafés e jornalista Mariana Proença – que há 19 anos atua no mercado de café em curadorias, eventos e competições que promovem os profissionais do setor.
Café Anfitrião: Rei do Café; Água Oficial: Lindoya Verão; Patrocínio Ouro: Flavors; Patrocinadores: Bunn, Fazenda Eldorado, Grupo Utam, Gustavo Leonel Cafés Especiais, Mare Terra Coffee, Nude, Prima Qualità Cooxupé e Revo. Apoio: Museu do Café e Lab Carvalhaes. Divulgação: Café Logo Existo. Realização: Mariana Proença Comunicação&Eventos. Local: Festival Santos Café.
Juízes convidados: Adriana Valinhas (Coffee School), Andrea Menocci (Cafeística), Bruno Medga (Campeão Cup Tasters), Eystein Veflingstad (OOP Café), Fernanda Marqueria (Museu do Café), Guilherme Mauri (Rei do Café), Hugo Rocco (Moka Clube), José Augusto Naves (Naves Coffee Co.), Luiz Eduardo Melo (Supernova Coffees), Nay Caldas (Joana Cafés), Roberto Polillo (Sabino Torrefação) e Timur Dudkin (Mare Terra Coffee)
PÚBLICO DIVERSO E APAIXONADO POR CAFÉ
O Festival Santos Café recebeu, ainda, o Pré-Open de Cata, uma competição internacional, promovida pela Mare Terra Coffee, importadora de café verde de Barcelona. A disputa contou com 16 competidores, provadores de café, que se desafiaram a desvendar quais eram os grãos apresentados na mesa de prova. Não havia café brasileiro e foi desafiador para cada um.
“Foi uma honra poder receber este campeonato, uma forma de conhecermos cafés de outras origens e ainda promover esse desafio entre os provadores”, explica a curadora do evento, Mariana Proença.
O campeonato contou com a parte de memória sensorial dos cafés e a de triangulação na qual eram apresentadas em uma sequência 3 xícaras e uma delas com café diferente, essa que deveria ser apontada pelos competidores. Quem levou o título de campeão foi Igor Costa, da empresa Cocapil Specialty Coffees (Ibiraci – MG), ele irá representar o Brasil, ano que vem, em Barcelona. Em segundo lugar ficou Bruno Megda, de Cabo Verde e em terceiro lugar, Luiz Melo, Supernova (Curitiba – PR).
“A décima edição do Festival Santos Café foi muito especial, pois estou desde o primeiro festival ao lado da Prefeitura de Santos como a responsável pela curadoria dos cafés especiais. Vimos a enorme evolução do público. Tivemos recorde de pessoas com 100 mil doses de cafés servidas e ainda a honra de receber campeonatos importantes para o seguimento. Foi incrível ver a quantidade de gente acompanhando e aprendendo mais sobre essa bebida que tanto amamos”, conta Mariana Proença.
Mais informações para imprensa
Proença Comunicação
comunicacao@marianaproenca.com.br
Natália Camoleze – (11) 99734-1610
Mariana Proença – (11) 99544-6760