Melhores cafés da Alta Mogiana serão premiados e vão a leilão em cerimônia dia 04 de novembro
Melhores cafés da safra deste ano serão revelados na premiação da Alta Mogiana.
Foto: Igor do Vale/Divulgação
Franca, outubro de 2023 – A Região da Alta Mogiana já selecionou os classificados para a final de seus concursos de qualidade desta safra, que também serão levados a leilão. A premiação dos melhores cafés vai acontecer no dia 04 de novembro, em Franca, estado de São Paulo. A região conta com dois certames, o 21° Concurso e Qualidade do Café da Alta Mogiana e o Concurso Mulheres do Café da Alta Mogiana.
Os concursos contam com diversas etapas e tem seu ponto alto na cerimônia de premiação, onde também acontecerá um leilão dos lotes vencedores. Em sua última edição, o leilão chegou a valores recordes, atingindo o total inédito de R$ 137 mil arrecadados em lances de compradores de cafeterias e torrefações de todo o Brasil.
Entre os compradores frequentes dos cafés campeões da Alta Mogiana, estão marcas de prestígio como o Moka Clube e o Lucca Cafés Especiais. Mas nesta edição, a organização quer mais. “Além de compradores brasileiros, que valorizam muito os cafés da região, também estamos fazendo um trabalho para atrair parceiros do exterior”, afirmou Edgard Bressani, presidente da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC).
Além do leilão, o vencedor do 1º lugar na categoria Natural do Concurso de Qualidade do Café da Alta Mogiana também vai ganhar um prêmio especial. A empresa Campos Solo vai doar 15 toneladas do Composto Orgânico Campos Solo, produzido pela usina de compostagem da Pucci Ambiental. O composto orgânico certificado tem benefícios como melhoria da fertilidade do solo, aumento de retenção de água e estímulo à atividade microbiana.
No caso da premiação voltada para as mulheres, o concurso cresceu e ampliou seu espaço Neste ano, a competição pôde contar com a participação de produtoras de todos os 23 municípios da região.
Pela primeira vez uma das etapas do concurso aconteceu durante o festival Icafest.
Foto: Igor do Vale/Divulgação
Classificados
As primeiras etapas do concurso já aconteceram e a fase de classificação dos cafés aconteceu em Ibiraci (MG) durante o Icafest, Festival do Café de Ibiraci (MG), evento realizado pela AMSC em parceria com a prefeitura do município mineiro. Esta foi a primeira vez que uma das fases dos concursos aconteceu dentro da programação do Icafest.
Foram 71 cafés classificados para ir até a final dos concursos, sendo 30 da categoria Natural, 27 da categoria Fermentado, e 14 cafés classificados para a final do Concurso Mulheres do Café da Alta Mogiana.
A etapa de classificação teve uma equipe de juízes renomados. O head judge, ou juiz principal, das provas foi André Águila. Ele também é produtor de café e já teve seu café campeão do concurso Cup of Excellence, em 2019, e venceu a disputa entre provadores chamada Cup Tasters, em 2019. Além de Ágila, o time de provadores profissionais dos concursos contou com Allan Alves Souza, Lucas Matias, Tallys Conrado, Douglas Patrocínio, Gabriel Junqueira, Rafael Gonçalves, Luis Fernando Rosa e Carlos Henrique da Silva.
O 21° Concurso e Qualidade do Café da Alta Mogiana e o Concurso Mulheres do Café da Alta Mogiana contam com patrocínio Diamante da Vittia, patrocínio Ouro da Lallemand Brasil, e patrocínio Prata da BUNN e da Carmomaq.
Sobre
A Região da Alta Mogiana é formada por 23 municípios que estão localizados nos estados de São Paulo e Minas Gerais. A localização conquistou a Indicação de Procedência (IP) em 2013. O Concurso da Região da Alta Mogiana e o Concurso Mulheres do Café da Alta Mogiana são organizados e realizados pela Associação de Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC), gestora da Indicação Geográfica da Região da Alta Mogiana.
Serviço
21° Concurso e Qualidade do Café da Alta Mogiana e o Concurso Mulheres do Café da Alta Mogiana
Premiação dia 04 de novembro, a partir das 19h
Espaço Colonial em Franca (SP)
Mais informações: https://amsc.com.br/