Do café nascem muitas tendências, análises de comportamentos da sociedade, mudanças de hábitos e milhares de negócios. O relacionamento é fator primordial nesse mercado. Aqui é o espaço para falarmos de tudo isso, no Brasil e no mundo. Bem-vindo ao meu blog.

Salvador, Bahia, desponta para uma nova fase do café de qualidade

Salão do Café reúne milhares de consumidores em busca de novidades, em Salvador. Espaço dedicado ao café teve a presença de marcas com grãos produzidos na Bahia e cafeteria com degustações e workshops sobre a bebida

A Bahia é um importante Estado produtor de café, ocupando o quarto lugar no Brasil em quantidade. Os cafés plantados estão divididos em regiões como Chapada Diamantina, Planalto de Vitória da Conquista, Serrana de Itiruçu/Brejões, Oeste da Bahia e o Atlântico Baiano, com produções tanto da espécie arábica quanto canéfora. 

Os cafés baianos têm seus aromas e sabores muito valorizados em todo o mundo. É o que comprova a lista de vencedores da Cup of Excellence 2021, principal concurso de qualidade do mundo para cafés. Na fase internacional da premiação foram indicados 7 produtores baianos entre os 38 premiados. Também nos concursos de café canéfora, os produtores premiados nacionalmente destacam-se com grãos baianos.

De olho nesse crescimento da qualidade das regiões, a Feira Origem Week estreou a área do café que trouxe aos visitantes as novidades desse setor entre os dias 9 e 12 de junho de 2022, no Centro de Convenções de Salvador, Bahia. Um dos destaques do Salão do Café foi a Cafeteria Especial, com experiências de preparo de café, demonstrações, degustações e workshops para o público com conteúdos de relevância e as principais tendências do mercado de café. 

As marcas de café participantes tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as principais empresas de chocolate e cacau do Brasil durante o Origem Week e o Chocolat Festival, gerando novos negócios e conexão entre os produtos e os setores.

A feira Origem Week recebeu cerca de 12 mil pessoas e registrou R$ 1,5 milhão em negócios.

A curadoria do Salão do Café conta com a experiência da jornalista, consultora e especialista em café: Mariana Proença. Há mais de 15 anos a profissional atua em eventos nacionais e internacionais de café como curadora de conteúdo no movimento de promoção do café de qualidade.

“Tive a oportunidade de conhecer os cafés da Bahia em eventos pelo Brasil e esse movimento de apresentar esses produtos para o consumidor é extremamente importante para darmos um salto na valorização da qualidade do que é produzido nas diferentes regiões do Estado”, aponta Mariana Proença.

“A Cafeteria Especial é um momento de apresentar cafés e profissionais da região que estão se destacando no desenvolvimento do produto na Bahia”

Dentre os profissionais está o barista e mestre de torra, Lucas Campos, do Café Blenditto, que foi o responsável pelos preparos do cafés na Cafeteria Especial, além de ministrar oficinas. Lucas tem uma microtorrefação em Rio de Contas, cidade da Chapada Diamantina, região reconhecida na produção de cafés especiais.

Os workshops realizados durante o evento tiveram Demonstrações de preparos de café (espresso e filtrados), Harmonização de café com chocolate, Workshop: Tendências para Cafeterias, Demonstração de Bebidas com Leite, Degustação Orientada sobre diferença entre café especial e tradicional e Degustação Bahia: Cafés da Região.

Dentre as marcas participantes destaca-se o patrocínio da Nescafé Origens do Brasil, que apresentou o café produzido na Chapada Diamantina, também as marcas Café Reserva do Vale, Colheita das Alegrias, Latitude 13 e Yolo Coffee Bar. Outro destaque é a presença da Coopiatã – Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã, que trouxe produtores do município com produção de grãos premiados em diversos concursos nos últimos anos.

Para quem se interesse em abrir seu próprio negócio de cafeterias, a especialista em café Mariana Proença, fez também uma palestra direcionada para as Tendências de Cafeterias e o futuro do mercado de cafés. A barista Sara Carvalho, do Garimpo da Barista, também ministrou um workshop sobre os diferentes métodos de preparo de café.

Aprenda sobre drinques alcoolicos de cachaça, chocolate e café com Raimundo Freire, da Kikaxassa
Café com Propósito: degustação orientada de cafés de produção orgânica e sustentável com Vinícius Lima, Q-Grader Colheita das Alegrias
Filtrando Sabor – Oficina de Preparo de Café – Lucas Campos (Café Blenditto)
Degustação de diferentes extrações e preparos de espresso com Latitude 13 com Ramon Silva e Luca Allegro
Degustação da marca Nescafé Origens e o projeto Colmeia – Café e Mel – produtos em harmonia com a agricultura regenerativa, com Fábio Lúcio Martins Neto, consultor
Degustação Orientada de cafés da Bahia com Reserva do Vale
Workshop: Tendências para Cafeterias com Mariana Proença – Serviço de café da Yolo Coffee Bar
Cafés Especiais: Produção com Sustentabilidade, com Luca Allegro, Latitude 13
Degustação Orientada sobre diferença entre café especial e tradicional com Lucas Campos (Café Blenditto)
Filtrando Sabor – Oficina de Preparo de Café – Lucas Campos (Café Blenditto)
Degustação Bahia: Cafés da Região da Chapada Diamantina com a Coopiatã com Túlio Fernando – barista e mestre de torra – campeão brasileiro de torra de café 2022
Degustação com preparos de café espresso e filtrados – Sara Carvalho (Garimpo da Barista)

Fotos Divulgação e Everaldo Lopes dos Santos

O projeto Origem Week é uma realização da MVU, com o apoio e parceria do Governo da Bahia, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Sebrae, GL Events e Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Gostou? Compartilhe com seus amigos!
× Como posso te ajudar?